segunda-feira, 22 de março de 2010

Regras de Etiqueta para Casamento I

Vai se casar em breve? Há algumas regras de etiqueta que é importante conhecer. A etiqueta sempre é recomendada, independente do ambiente em que a pessoa se encontra. Mas, nos casamentos a regra de etiqueta é quase imprescindível, uma necessidade tanto para os noivos quanto para os convidados. O casamento é uma festividade social com regras definidas, algo que sai do senso comum do dia a dia de uma pessoa ou dos noivos, por isso é bom saber algumas delas para não cometer gafes.

Uma das regras de etiqueta do casamento é a disposição dos lados na hora da cerimônia. Lembre-se que o lado esquerdo é reservado para a noiva e para os padrinhos e madrinhas da mesma e o lado direito para o noivo e seus convidados. É de bom grado não errar essa regra; só será ignorada essa regra se o número de convidados de um dos noivos for menor do que o outro.

A mesma regra dos lados vale para os casamentos cristãos e judeus, com a diferença é que há a inversão de lados no caso do casamento judeu; a noiva com o lado direito e o noivo com o lado esquerdo. A noiva geralmente entra com o pai, que a entrega no altar para o noivo que a toma com o braço direito.

A madrinha deve ajudar a noiva com o véu e o vestido. A noiva deve usar o anel de noivado na mão direita; só quando o noivo colocar a aliança de casamento é que a noiva pode retirar o anel de noivado.

Outra regra de etiqueta que muitas noivas falham é com relação as luvas. Não é proibido usá-las, desde que a noiva as retire quando chegar ao altar. Usar anéis por cima da luva nem pensar. Uma regra que pode muito bem ser quebrado é com relação a cor do vestido. Geralmente a etiqueta diz que noivas que já tenham filhos não usam branco, mas essa regra pode ser mudada e se a mulher com filhos quiser entrar de branco na igreja, não tem problema; embora algumas pessoas ainda não concordem com isso!

A noiva sempre deve dar preferência ao pai em relação ao padrasto. Essa regra pode ser quebrada se a noiva exigir a presença dos dois. Não é comum, nem recomendado, mas a noiva pode entrar com o pai e o padrasto na igreja; um de cada lado a acompanhando ate o altar.

Os convidados também devem seguir algumas regras, que são em sua maioria regras de bom convívio social. Sempre deve-se apresentar o homem a mulher; só quando for um religioso que a mulher deve ser apresentada primeiro. Depois, apresenta-se a pessoa mais nova a mais idosa e a pessoa solteira sempre a pessoa casada. Geralmente um aperto de mão nesses casos é de bom grado; sem exageros como beijos e abraços. Só os anfitriões, nesse caso os noivos ou os pais dos noivos é que precisam apresentar os convidados entre si.

Os noivos devem enviar o convite de casamento, pelo menos 30 dias antes da cerimônia, assim os convidados não assumirão nenhum compromisso para a data. Nunca coloque no convite que os noivos receberão os cumprimentos ainda na igreja. Se não quiser convidar todos para a festa, faça convites separados com o local da confraternização e o inclua no convite normal do casamento.

Depois da cerimônia e da volta a viagem de núpcias, o casal deve enviar por escrito os agradecimentos a presença e aos presentes dos convidados. O agradecimento no dia da cerimônia não exclui essa regra.

fonte:sites internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares