sexta-feira, 11 de junho de 2010

curiosidades: Sousplat, mais do que um suporte para o prato

Feito em diversos materiais e várias estampas, ele possui diferentes utilidades

O sousplat – nome de origem francesa, que significa suporte de prato – é um utensílio doméstico usado à mesa nas refeições, que contribui para a valorização da louça e com a decoração do ambiente.





O sousplat deve combinar com a decoração
Seja feito de MDF, aço inox, plástico, madeira, tecido, bambu, rattan ou até jornal, suas cores e estampas seguem diversos estilos, que, o tornam também, um objeto de arte e uma peça decorativa. Pode ser utilizado como suporte em cima dos móveis, ser transformado em uma mandala para ser colocada na parede ou até virar relógio.

“É um objeto de decoração que traz beleza, vida, requinte e identidade ao ambiente”, opinou a designer Karina Biagi. Segundo ela, o primeiro passo é conciliar o sousplat com o restante da decoração.

Para uma festa mais formal, com serviço à francesa, Karina indicou uma louça e um sousplat de prata em um estilo mais clássico, forrado com tecidos finos como jacquard e tafetá. Para recepções mais descontraídas, ela apostou em sousplats mais alegres e estampados, formando um composé de cores entre as peças e a decoração do evento, como por exemplo, sousplats de madeira revestidos com tecidos florais, listrados e personalizados.

Outra dica da designer é combinar os sousplats com a mobília utilizada na decoração, como mesas, armários e cômodas. Para ela, o uso do sousplat pode dispensar o uso das toalhas, valorizando mais a mesa e focando os detalhes escolhidos como cor e formato.





“Em uma recepção de casamento, por exemplo, eles também servem como apoio para lembranças e cardápios. Eles não precisam da louça como acompanhamento, podem permanecer como peças decorativas, enquanto as louças ficam na mesa de buffet”, explicou Karina.

A artista plástica Ymara Ribeiro ensinou que o sousplat deve ultrapassar o tamanho do prato que vai sustentar em pelo menos seis centímetros, para que a estampa apareça e ajude na composição.

O artesão Anselmo Silva, da Ansil Art, utiliza basicamente o jornal para criar as peças. Através de um processo de tratamento e impermeabilização, os sousplats parecem que foram feitos de madeira e podem até ser lavados. “Esse material jamais sairá de moda e contribui com o meio ambiente”.


A medida padrão do sousplat é de 35 centímetros, mas a criatividade conduz os artistas a desenvolverem novos formatos e tamanhos. Foi o que disse a artesã Lucia Lobo Campos, da Soarte.
fonte:internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares