sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pelotas

Localizada na encosta inferior da Serra dos Tapes em uma planície a 7 metros do nível do mar, na Encosta do Sudeste, às margens do canal São Gonçalo, que liga as lagoas dos Patos e Mirim. A 249 km da capital do estado, Pelotas apresenta duas paisagens naturais e humanas distintas: a serrana, mais elevada e ondulada, e a paisagem de planície, baixa e plana. A primeira corresponde à policultura e à colonização alemã, e a segunda à orizicultura, com composição étnica variada.

O município possui uma flora diversificada, que abrange desde formações florestais até formações campestres e litorâneas, além de vegetação típica dos banhados. O sistema hídrico de Pelotas é formado pelo Arroio Pelotas, Canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos, a maior lagoa de água doce do mundo e com enorme potencial econômico e turístico. O Canal São Gonçalo é navegavél em toda a sua extensão e se constitui como ligação entre as lagoas dos Patos e Mirim. Esta última é um importante reservatório de água doce, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, a exemplo da Lagoa Mangueira. Pelotas situa-se na confluência das rodovias BR 116, BR 392, BR471, que juntas fazem a ligação aos países do Mercosul e a todas as capitais e portos do Brasil. Clima: subtropical, com inverno fresco e verão suave. A forte influência marítima, devida a proximidade com o Oceano Atlântico, se manifesta na temperatura amena e na elevada umidade atmosférica com formação de nuvens e densos nevoeiros de maio a agosto.

População: estimada em 350.000 habitantes.
Temperatura:
Média anual - 17,6ºC
Média superior a 20ºC - 4 meses
Média inferior a 20ºC - 8 meses
Coordenadas:
Latitude - 31º45’43’’
Longitude - 52º21’00’’
Limites:
Norte: Turuçu e São Lourenço do Sul
Sul: Rio Grande e Capão do Leão
Leste: Lagoa dos Patos
Oeste: Canguçu e Morro Redondo
Área: 1.921.80 Km²

A tradição cultural de Pelotas se mantém viva através de duas universidades (UFPel e UCPel), duas instituições de ensino superior isolada (Faculdades Atlântico Sul e SENAC), duas escolas técnicas federais (CAVG e CEFET), dois centros de pesquisa (Embrapa), dois teatros, várias salas de cinema, dezenove clubes sociais, além de bibliotecas, museus e galerias de arte. A indústria doceira cresceu junto com Pelotas, graças à paixão dos primeiros imigrantes portugueses, a maioria vindos da região do Aveiro, famosa por seus ninhos, fios-de-ovos, babas-de-moça, camafeus, papos-de-anjo, canudinhos recheados e os pastéis de Santa Clara.

Fonte: http://www.ufpel.tche.br/pelotas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares